NOSSOS PALESTRANTES

Edgar Andrade 200

EDGAR ANDRADE

Edgar Andrade é fundador do Fab Lab Recife, laboratório de fabricação digital e prototipagem eletrônica que faz parte de uma rede com mais de 1.270 laboratórios espalhados por mais de 100 países, sendo 48 no Brasil. Promover a inovação e estimular o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios é uma das missões do Fab Lab Recife que também se posiciona como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável e de transformações urbanas a partir da fabricação digital. Foi representante Nordeste da INSEED Investimentos, gestora de Fundos de capital empreendedor - venture capital - onde era responsável por filtrar e identificar oportunidades de negócios em estágios iniciais na região e que tenham DNA de inovação. Também é sócio da Robolivre, plataforma de transformação social através da robótica.

Edgar Andrade vem participando do processo de construção de cultura maker no Brasil, articulado com a Rede Fab Lab Brasil que tem como missão estimular e apoiar a ampliação da rede de Fab Labs no País. Acredita que o movimento maker tem um potencial transformador em todos os sentidos, das escolas às indústrias, das crianças aos empreendedores, das casas às cidades. Defende a mudança de comportamento de consumo como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Participou do TEDx UNISINOS em 2017 cujo conteúdo pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=mjxKDhyvqs&t=14s

Alfero Mendes trabalha com tecnologia educacional (TE) na Escola Salesiana São José - Campinas; professor de Geografia nos colégios Poliedro - unidade Taquaral - Campinas e Renovatus; professor de Filosofia e Sociologia na escola Liceu Salesiano Coração de Jesus - São Paulo. Pós-graduado em Educomunicação e Midialogia pela Unisal; Pós-graduado em Uso dos recursos digitais na educação pela Unicamp; Pós-graduado em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi colunista no blog InfoGeekie e autor do site alferomendes.com.br .

ALFERO

ALFERO MENDES NETO

Foto_Leandro

LEANDRO HOLANDA

Leandro Holanda Mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. É co-fundador da Tríade Educacional, e possui experiência como gestor educacional em escolas privadas, e como especialista em educação em empresas como a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Microsoft e Editora Moderna. É também professor de Metodologias Ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades. Participou de formações sobre STEM na NSTA em Atlanta e na Universidade de Stanford. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao prêmio Jabuti em 2016. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4841308176165231

Graduanda em Design Educacional pela UNIFESP, mestre em Literatura Portuguesa pela USP, bacharel e licenciada em Letras-Português e Alemão pela USP. É professora de Produção de Textos no colégio Albert Sabin.

camile

CAMILE CAROLINA PEREIRA DA SILVA TESCHE

Lilian-Bacich

LILIAN BACICH

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península, proposta que contou com a parceria do Clayton Christensen Institute. Atua como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora. Fundadora da Tríade educacional e Coordenadora de curso de Pós-graduação no Instituto Singularidades. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0251916117872077

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atua como consultor educacional e de tecnologia para fundações, empresas, escolas e startups da área de educação do Brasil e do exterior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta e da Pós-Graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades. Estuda, desenvolve e aplica atividades em modelos de trabalho em Ensino Híbrido e também em Trabalhos em Grupos baseados no modelo de formação de professores da Universidade de Stanford (STEP)..

Foto Fernando Trevisani

FERNANDO MELO TREVISIANI